quinta-feira, 17 de setembro de 2009

TIMPANISMO GASOSO

O timpanismo gasoso caracteriza-se pelo acumulo excessivo de gás no interior do rumem.
Um bovino produz em média 400 a 500 litros de gás por dia liberados pelo processo de eructação. Qualquer obstrução aguda esofágica ou administração de medicamentos que levem a uma atonia ruminal podem provocar essa patologia.
Geralmente animais que pastam próximo a locais onde possui arvores frutíferas, ou tem acesso a pomares podem ingerir frutos inteiros causando o engasgamento e ou obstrução esofágica acarretando vários problemas podendo levar o animal a óbito. Essa obstrução esofágica alem de impedir a liberação do gás impede o animal de engolir a saliva que possui efeito tamponante cursando juntamente com um quadro de acidose metabólica e possível laminite.
Pastagens como trevo e cornichão podem causar Timpanismo Espumoso devido a presença de saponina formadora de espuma estável. Isso ocorre com a ingestão excessiva dessas forragens, a espuma leva a um aumento do peristaltismo ruminal proporcionando mais formação de espuma esse aumento do peristaltismo ruminal pode levar ao cansaço das fibras musculares causando parada ruminal a espuma bloqueia o cárdia evitando a saída dos gases.
Sintomas: Aumento do rumem, não come nem bebe água, dispnéia, dificuldade de locomoção.
Essa dilatação excessiva do rumem comprime o diafragma impedindo a respiração do animal asfixiando-o.
Como primeiro passo devemos aliviar essa tensão trocaterisando o rumem para proporcionar a saída do gás, isso proporcionará melhor respiração ao animal, depois deve-se passar uma sonda para diagnosticar a presença do corpo estranho em casos de obstrução esofágica e remover o mesmo, deve-se observar o tipo de alimentação presença ou não de parada ruminal, acidose e laminite. Em casos de acidose a ingestão da saliva proporcionara o tamponamento para regular o ph do rumem, o uso de bicarbonato de sódio a 5% auxilia na alcalinização do ph (cuidar casos de alcalose).
Em casos de parada de rumem a ingestão de alimentação fibrosa alem de estimular a salivação massageará a mucosa do rumem estimulando as contrações da musculatura normalizando o mesmo, em últimos casos se necessário for será realizada rumenotomia. Este é apenas um dos vários casos onde um simples descuido ou mau manejo nutricional pode acarretar uma “cascata” de reações e problemas causando prejuízos ao criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário