quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Saúde Pública: Zoonoses.

O que são Zoonoses?
São doenças que podem ser transmitidas dos animais para os homens bem como dos homens para os animais. Existem diversos tipos de zoonoses; atualmente esta sendo feita uma campanha de vacinação contra febre amarela, doença causada por um Flavivirus transmitida por mosquitos contaminados com o mesmo. A febre amarela pode ser adquirida em áreas urbanas, silvestres e rurais. A infecção humana ocorre quando o individuo entra em áreas de florestas ou cerrado e é picado pelo mosquito contaminado, após picar macacos ou bugios, que servem de reservatórios da doença. A propagação para áreas urbanas ocorre devido à pessoa contaminada servir de fonte de infecção para o mosquito da zona urbana onde este picara outra pessoa que não esta contaminada fazendo a disseminação do vírus assim sucessivamente.
A febre amarela é endêmica nas regiões tropicais da América do Sul; relembramos de um surto da doença durante os meses de outono de 2001 na região de Garruchos e Santo Antônio das Missões onde os bugios caiam das arvores muito enfermos ou já mortos pela doença. Ressaltamos a importância da vacinação contra a febre amarela principalmente para aquelas pessoas que se dirigem a campings e balneários onde existe a presença de bugios e animais silvestres que possam servir de reservatório de infecção.
Os sintomas da febre amarela são: Febre alta, mau estar, dor de cabeça, dores musculares muito forte, cansaço, calafrios, vômitos e diarréia aparecem de três a seis dias após a picada que seria o período de incubação; alem desses sintomas podem aparecer icterícia, hemorragia e anúria. Devido os sintomas serem parecidos com os da dengue são indispensáveis exames laboratoriais para o diagnóstico da doença pois a febre amarela também é transmitida pelo aedes aegipty.
Em casos de dúvidas ou aparecimento de sintomas procure seu médico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário