quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Saúde animal: Importância do controle de parasitas em animais de companhia.

A nossa região possui verão quente e úmido o que favorece o desenvolvimento de endo e ectoparasitas como pulgas e carrapatos comuns de se encontrar em cães e gatos na nossa cidade; sendo assim muito importante utilizar de medidas profiláticas para o bem estar de seu animal de estimação bem como evitar as zoonoses.
As pulgas Ctenocephalides canis e C. felis são hospedeiras intermediarias do verme Dipylidium caninum, cujo infecta o animal quando o cão engole a pulga ao se coçar. Crianças e jovens podem a dipilidiose ao levar a mão na boca após ter contato com o animal. A dipilidiose pode ser combatida atacando seu hospedeiro intermediário, ou seja, combatendo a pulga, por isso é importante o banho e a evermifugação periódica dos cães bem como a limpeza e desinfecção do ambiente.
O carrapato do cão Rhipicephalus sanguineus diferente do carrapato do bovino Boophilus microplus, pode transmitir pode transmitir a seu cão a Babesiose canina ou piroplasmose Babésia canis; doença causada por um protozoário que faz do carrapato seu hospedeiro intermediário sendo transmitido ao cão no momento em que o carrapato se fixa em seu corpo. A babesiose canina é altamente patogênica sendo suscetíveis tanto cães jovens como os adultos o período pré-patente é de 10 a 20 dias seguido de febre em conseqüência da parasitemia, destruição dos eritrócitos, resultando em anemia, icterícia e sobrevindo à morte; a melhor forma de previnir é com banhos periódicos combatendo o carrapato.
A febre maculosa, febre negra ou febre do carrapato é uma doença causada por uma bactéria chamada Rickettsia rickettsi ela é transmitida ao homem através da picada de um carrapato contaminado. O carrapato transmissor da febre maculosa é o Amblyoma cajennense conhecido como carrapato estrela, rodoleiro ou carrapato do cavalo. Cães e gatos não transmitem a febre maculosa e raramente apresentam sintomas; mas servem de reservatório da doença ao serem picados por carrapatos contaminados.
Proteja seu animal de estimação evite zoonoses procure seu veterinário de confiança e tire suas dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário