quinta-feira, 17 de setembro de 2009

BRUCELOSE

A brucelose é uma doença grave, contagiosa, crônica causada por bactérias do gênero Brucella, capazes de infectar varias espécies de animais. É caracterizada por problemas na fertilidade do animal. A brucelose por ser uma zoonose, atinge principalmente os bovinos, eqüinos, suínos, ovinos, caprinos, cães e também o homem.
Nos animais causa aborto espontâneo nos últimos três meses de gestação, retenção de placenta, artrite, orquite (inflamação nos testículos), baixa fertilidade nas fêmeas e esterilidade nos machos. (Muitas vezes o animal contaminado não apresenta os sintomas da doença).
Nas pessoas causa febre constante, cansaço e fraqueza, dores nas articulações e no corpo, feridas na pele, esterilidade e também orquite.
A transmissão nos animais ocorre através do convívio com animais doentes, contato com pastagens e águas contaminadas por fetos, placentas, ou líquidos fetais.
Nas pessoas a transmissão ocorre através do consumo de leite cru e queijo contaminado, auxilio a partos sem a proteção adequada, contato com placentas e líquidos fetais e contato com vísceras contaminadas.
A doença causa muitos prejuízos diminui a produção de leite e a capacidade produtiva das fêmeas, assim como desvaloriza o seu rebanho. Por isso vacine suas terneiras e faça os testes no seu rebanho.
Você pode evitar a brucelose testando todo seu rebanho uma vez por ano, comprando animais testados, vacinando terneiras de três a oito meses (machos não são vacinados), não manuseando material de aborto sem proteção, sempre que encontrar enterre fetos e placentas, desinfete as instalações sempre que possível, procure consumir leite pasteurizado e alimentos inspecionados.
A vacina contra brucelose deve ser sempre comunicada a Inspetoria Veterinária e Zootécnica do seu município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário