quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ADENITE ESTRÉPTOCOCICA EQUINA

Garrotilho é uma enfermidade contagiosa aguda dos eqüinos, caracterizada por inflamação muco purulenta das vias aéreas superiores e linfadenite com formação de abscessos, particularmente, nos linfonodos submandibulares e retrofaríngeos.
A enfermidade é causada pelo Streptococcus equi, que chega às vias aéreas por inalação e, ocasionalmente, por via oral. A doença é conhecida também por Garrotilho, sua distribuição geográfica é universal tendo como espécies sensíveis eqüinos asininos e muares, possui um período de incubação de 3 a 14 dias sem manifestação, seu curso clinico é de 2 a 4 semanas (sem tratamento). A morbidade é de 40 a 80% e mortalidade 5 a 10% a infecção é natural.
Fatores pré disponíveis: Idade – 37,5% potros, 47,5% sobre ano (mais atingidos) e 17,6% adultos.
Os cavalos afetados adquirem imunidade, embora alguns possam adoecer mais de uma vez. Isto ocorre pela exposição a diferentes cepas do agente. Éguas imunes conferem imunidade passiva aos potros até os 3 meses de idade.
A transmissão de S. equi ocorre pelo contato direto de animais sadios com animais doentes e pode ocorrer, também, indiretamente, através de tratadores que lidam com os animais nos estábulos ou através de fômites infectados.
Alimentos, água, cama, utensílios de estábulos e insetos são importantes fontes de disseminação do agente.
Clima: Onde existe choque de temperatura há uma baixa na imunidade predispondo a infecção.
Material infectante: Pus, fezes e corrimento nasal são altamente infectantes.
A bactéria entra por via oral ou respiratória, se adere no epitélio da cavidade nasal e orofaringe devido a receptores específicos (proteína M), ocorre invasão tecidual com alta capacidade antifagocitica (cápsula, proteína M),ocorre a penetração na mucosa atingindo o linfonodo regional e se multiplicam causando abcedação.
Esquema de vacinação:
1a dose entre 8-12 semanas de vida;
2a dose entre 11-15 semanas de vida;
3a dose entre 14-18 semanas (dependendo do produto usado);
4a dose no desmame entre os 6-8 meses; animais de um ano devem ser vacinados bianualmente, assim como os demais animais da propriedade quando o risco de infecção é alto; fêmeas prenhes devem ser vacinadas bianualmente, sendo uma dose administrada 4-6 semanas antes do parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário