quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Actinomicose

Actinomicose é causada por Actinomyces bovis, uma bactéria filamentosa, Gram-positiva, que ocorre como um comensal da cavidade bucal e, ocasionalmente, provavelmente em conseqüência de lesões da mucosa oral, penetra nos tecidos, causando osteomielite localizada preferentemente na mandíbula e maxilar.
A enfermidade afeta bovinos de diversas idades, e geralmente ocorre de forma esporádica. No entanto, em algumas ocasiões, ocorrem surtos.
Outras espécies, incluindo ovinos, suínos e eqüinos podem, também, ser afetadas.
Os sinais clínicos caraterizam-se pelo aparecimento de tumefação com consistência muito dura, localizada a altura dos dentes molares ou pré-molares.
Na grande maioria dos casos ocorre na mandíbula e com menor freqüência no maxilar. Localizações em outros ossos são raras.
Geralmente, a lesão aumenta de tamanho lentamente durante alguns meses; mas, em alguns casos, se produz uma evolução rápida, observando-se marcado aumento de tamanho da lesão em menos de 30 dias.
Posteriormente ocorre ulceração da pele e se observam trajetos fistulosos, com presença de pus amarelado, que apresenta grânulos pequenos e duros semelhantes aos grânulos de enxofre.
Ocorre dor, afrouxamento e perda de dentes, que causam dificuldades para a alimentação. Há emagrecimento progressivo e emaciação.
Os animais afetados devem ser tratados e separados do resto do rebanho para evitar a transmissão da enfermidade.
Informe-se com seu veterinário!
Fonte: DRE – Riet Correa.

2 comentários: