quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ACIDOSE

Doença associada a ingestão excessiva de carboidratos, alimentos com grande capacidade de fermentação. Entre eles podemos citar os açúcares, alimentos ricos em amido como grãos (milho sorgo aveia), ocorrem, principalmente, em criações intensivas de bovinos de corte ou de leite.
A fermentação desses alimentos resultam em acumulo de ácido lático no rumem, a troca brusca de rações com baixo valor energético para rações concentradas de alto valor energético sem acompanhamento de fibra bruta volumoso ou sem adaptação previa também acarreta essas reações.
Quando ocorre ingestão excessiva de carboidratos ocorre aumento de ácidos graxos voláteis devido a rápida fermentação desses alimentos acarretando na queda do ph ruminal. Essa acidez promove a morte de protozoários e bactérias gram-negativas que fazem a digestão da celulose, a flora ruminal é totalmente exterminada quando o ph se aproxima de 5. A partir de então começa a proliferação de Streptococcus bovis que produz ácido láctico baixando ainda mais o pH ruminal.
A doença ocorre em bovinos de todas as idades que possuem dietas excessivas de carboidratos. Surtos de acidose podem ocorrer em animais que estão à campo e passam a ser suplementados, com rações concentradas, silagens de milho, de sorgo ou farelos.
Também ocorrem em novilhos e vacas adquiridos para engorde em confinamento durante o inverno, principalmente, se esses animais são submetidos a este tipo de alimento sem uma adaptação prévia.
A enfermidade aguda que ocorre em animais que estão aprendendo a se alimentar com rações concentradas, pode se manifestar com anorexia, estase ruminal, queda na produção leiteira e fezes pastosas com coloração acinzentada ou amarelada.
Se a alimentação é retirada neste momento e os animais forem colocados imediatamente em pastagens haverá recuperação total em 3-4 dias.
Pode observar-se, ainda, um quadro clínico mais variado e grave, principalmente, em animais que já tem o hábito de ingerir alimentos concentrados e que, repentinamente, tem acesso a grandes quantidades do alimento. Nestes casos, as mucosas apresentam-se pálidas, há hipertermia e respiração acelerada e superficial; o conteúdo ruminal pode variar de pastoso a líquido e há desidratação. Posteriormente, observa-se diarréia profusa, desidratação intensa, olhar fixo e brilhante, andar cambaleante, decúbito permanente, coma e morte que pode ocorrer em 12-48 horas após o início dos sinais clínicos.
Dieta correta e balanciada evita esse tipo de problema consulte seu veterinário e mantenha-se informado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário